Ballet acima dos 40 anos

Ballet acima dos 40 anos

por: admin

Apesar de ser uma modalidade clássica, o Ballet também desperta comportamentos comuns por ser visto “sempre” como um belo movimento para a educação e construção de disciplina de crianças e adolescentes que iniciam essa prática. Compilado ao fato de toda a beleza visual e delicadeza tradicional, é considerado ideal para praticamente 100% (salvos caos de limitação física de quem pretende praticar) dos casos em que o assunto é a procura para uma nova atividade, independente da faixa etária em que a(o) interessada(o) se encontra.

O que por algum momento foi ofuscado por trás de todo esse movimento social e clássico, é o quão válido o Ballet Clássico também é para mulheres mais experientes, em outro momento de vida e por que não, acima dos 40 anos?

O que circula ao redor dessa idade são assuntos como família, filhos, carreira profissional, viagens e diversos outros projetos em que naturalmente façam com que deixem de pensar tanto em si mesmas, afinal, são muitas responsabilidades a lidar.
Como o feito é melhor do que o perfeito, nunca é tarde para começar algo que gostamos ou queremos experimentar ou retomar aquilo que paramos um dia, por qualquer motivo que fosse.

Abaixo estão três pontos importantes para desconstruir a ideia de que o Ballet Clássico engloba apenas uma faixa etária e mostrar o quão adequado seria, em fato, o Ballet a partir dos 40 (ou próximo a ele):

Condicionamento físico: o Ballet Clássico ajuda na postura, flexibilidade e consciência corporal! Mesmo que no início parece (e seja mesmo) desafiador, a técnica do Ballet Clássico pode ser adaptada para atender todo tipo de público com suas linguagens de corporeidade clássica.

Empoderamento: para o seu ego e psicológico, o Ballet pode significar diversas coisas maravilhosas como o aumento da autoestima, o amor-próprio, aumento da dopamina (hormônico produzido quando praticamos atividade física) e até mesmo introduzir uma dose a mais de confiança no dia a dia por conhecer melhor o próprio corpo e suas possibilidades.

Estímulo social: a maioria das turmas de Ballet Clássico voltadas para o público adulto (onde encontraremos mulheres de faixa etária próxima aos 40 anos) terão pessoas com histórias diferentes, porém possuindo diversos aspectos em comum. Algumas já viram os filhos crescerem e casar, outras estão neste processo...outras estão no momento menos “corrido” da vida e viram a oportunidade de resgatar essa vitalidade nunca perdida, porém escondida. Além de tudo isso, uma ótima chance para conhecer novas mulheres fortes e maravilhosas!

A prática do Ballet Clássico nunca teve idade e nem faixa etária específica, mas não é de hoje que mulheres acima dos 25 e 35 anos estão voltando à ativa! A procura do dessa modalidade clássica numa idade menos tradicional está cada vez maior, graças a essa cultura do empoderamento e a popularização de assuntos que antigamente se davam como “tabus”.

É importante ressaltar quão importante é o incentivo de familiares e amigos para essas mulheres tão importantes tomarem essa corajosa iniciativa! Portanto fica aqui nosso incentivo: se amem, não desistam dos seus sonhos pela idade e, por último, mas não menos importante, peguem as suas sapatilhas e venham dançar com a gente!