Dançar se exercitando ou malhar dançando?

Dançar se exercitando ou malhar dançando?

por: Amanda Mota

Quem aí tem preguiça de ir para a academia e ficar contando as repetições de exercícios? Tem quem goste, mas é necessário muita disciplina e interesse para não se acomodar e começar a faltar nas aulas. Se você está bem busca de um exercício físico para praticar com assiduidade, é importante eleger um que te faça bem e que te motive, para que você não se auto sabote.

É possível exercitar o corpo de uma forma diferente e obter benefícios sem ser algo maçante e sim uma atividade prazerosa. Para atender essa demanda, a Zumba traz uma mescla de exercícios aeróbicos com dança. A música embala as aulas e os movimentos propostos pelo professor trabalham diferentes áreas do corpo e é assim, quando você se dá conta já está envolvida!

Mesmo que você nunca tenha praticado nenhum tipo de dança, é possível acompanhar e se divertir. As aulas trazem uma explosão de energia e você vai sair revigorada, cheia de alto astral e ainda com a possibilidade de fazer novos amigos.

Para te ajudar a decidir sobre quando começar, listamos abaixo os maiores benefícios para quem participa regularmente das aulas de Zumba. Veja só:

1 - Perda de calorias
Um dos maiores atrativos das atividades aeróbicas está no gasto calórico. Com a Zumba, dependendo da intensidade da aula e da sua disposição para os movimentos, você conseguirá perder entre 600 a 1.000 calorias por hora de aula.

2 - Movimenta todos os músculos do corpo
Para quem não quer ficar pensando se hoje é dia de treinar membros inferiores ou superiores, às coreografias de Zumba alternam entre todos os grupos musculares. Há uma maior concentração de exercícios nos inferiores (quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilha), porém os demais também são trabalhados, assim como a região abdominal, glúteos e costas.

3 - Elimina toxinas
Praticar Zumba pode auxiliar na eliminação de toxinas e retenção de líquidos, que podem por sua vez amenizar inchaços e trazer mais equilíbrio para o corpo.

4 - Trabalha o sistema cardiovascular
Com essa atividade, o coração levará mais sangue para corpo devido ao aumento das batidas, o que trará uma melhora para todo o sistema.

5 - Diversão garantida
A proposta da Zumba é a prática de exercícios de forma inclusiva, onde todos consigam acompanhar o que é proposto de uma forma leve, descontraída e assim “sem perceber” se beneficiar com tudo que ela traz.

A Zumba ficou muito conhecida por levar ritmos latinos as aulas, como a Salsa, Merengue, Cumbia e Reggaeton. Esses ritmos trazem um alto astral diferenciado para as aulas, deixando o ambiente descontraído e aliviando o stress. Atualmente, outros ritmos também podem ser utilizados em aula, atendendo ao pedido das alunas ou criando novas possibilidades com os hits do momento.

Se você está preocupada em não acompanhar o ritmo, fique tranquila! As danças são coreografadas e o professor orienta toda a movimentação. Não é necessário saber dançar, tão pouco já praticar algum exercício. Cada aluna faz o movimento proposto de acordo com as suas possibilidades e, aos poucos, pode ir aumentando a frequência e intensidade. Com o passar das aulas as coreografias ficarão mais fáceis pra você seguir.

É possível ainda que o professor proponha outras formas de dança, como em círculo, colunas, linhas, separar a sala por grupos, etc. Trazendo uma maior interação entre as alunas. A diversão é garantida!

Adotar um estilo de vida mais saudável é possível! Não existe muito segredo, você precisa cuidar da alimentação e praticar exercícios, não necessariamente só pela estética, mas principalmente para que tudo funcione em equilíbrio.

Além do que já falamos aqui no texto, a Zumba trará muitas melhorias, fortalecendo musculatura, melhorando o equilíbrio, concentração, aliviando o estresse e, principalmente, transformando sua perspectiva sobre atividades físicas.

A Zumba pode ser praticada por quase todas as pessoas porém, se você tem alguma contra indicação médica para exercícios aeróbicos ou de impacto, é melhor uma consulta prévia. Grávidas também devem ter o aval de seus obstetras para uma segurança maior. Fale sempre com seu professor em casos de restrições ou limitações, ele certamente saberá adaptar os movimentos para que sejam feitos da forma mais tranquila possível.

No nosso site você pode consultar as possibilidades de dias e horários em uma grade super flexível! Temos aulas pela manhã para quem prefere começar o dia trazendo animação e vitalidade para sua rotina, aulas a noite para quem funciona melhor após o horário comercial e também aulas aos sábados, se a sua semana já estiver muito comprometida com outras atividades. É possível também fazer uma ou duas aulas na semana, de acordo com sua disponibilidade e interesse na atividade.

Consulte todos os horários clicando aqui.

E se você tem filhos e acha que esses benefícios podem ser indicados para eles também, dê uma olhadinha na nossa página da Zumba Kids.

Agende uma aula experimental e aproveite todos esses benefícios em forma de diversão!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: