Novembro Azul

Novembro Azul

por: Amanda Mota

Popularmente mais conhecido, acabamos de encerrar no mês passado a campanha do Outubro Rosa, dedicado à informação, prevenção e tratamento de doenças relacionadas às mulheres, em especial ao câncer de mama.

Culturalmente falando, é mais comum que vejamos campanhas e ações relacionadas ao autocuidado serem direcionadas para o público feminino. Ainda existe, infelizmente, um grande tabu no universo masculino sobre cuidados especiais, sobre vaidade e até mesmo sobre a saúde. É como se o homem fosse feito por uma carapuça blindada porém, por trás do estereótipo de macho alpha, existe um ser humano como qualquer outro.

Incentivar o autocuidado é um dos apelos da campanha do Novembro Azul, que tem como foco principal a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mata um homem a cada 38 minutos no Brasil.

Esse tipo de câncer não apresenta sintomas em sua fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Exatamente por isso o diagnóstico precoce é tão importante e a prevenção é simples, basta realizar dois exames super simples. O antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada e o temido exame de toque retal com um urologista.

A indicação é que a partir dos 45 anos o exame já seja feito em homens com fatores de risco (veja a lista abaixo) e aos 50 anos para os demais.

Fique atento aos sintomas:
• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

O exame de toque dura segundos, é indolor e não afeta a masculinidade do homem. Com ele é possível diagnosticar cerca de 80% dos casos precocemente, o que garante uma taxa de cura em torno de 90% a 95%.

Além da cor azul, alguns homens adotam também o uso de bigotes, associado a uma prática conhecida em outros países chamada “movember” (uma mistura das palavras inglesas moustache (bigode) e november). A ideia é atrelar a mudança do visual com a mudança do comportamento masculino, estando mais atentos aos cuidados com a saúde.

Durante todo o mês campanhas de conscientização e incentivo serão veiculadas, trazendo mais informação e a desmistificação da prevenção com o exame de toque. Com o passar dos anos a aceitação e adesão dos homens vem aumentando e nada melhor do que informação para que isso se torne algo rotineiro em uma etapa da vida.

Movimentos como esses também são uma ótima porta para outras discussões como a depressão masculina, relacionamentos, paternidade, vaidade, entre outros. É comum vermos reuniões e rodas de conversa atrelados a assuntos femininos, e porque não incentivar essa prática também aos homens?

Manter hábitos saudáveis, por mais clichê que isso possa parecer, ainda é uma das melhores formas de prevenção. Cuidar da alimentação, fazer exames de rotina com frequência e praticar atividades físicas fazem parte do combo que todo brasileiro deveria adquirir.

Quando você muda alguns hábitos da sua rotina, muda também a forma de encarar algumas coisas, quebrando preconceitos e estando mais aberto a escuta. Cuidar do seu corpo trará um maior conhecimento sobre ele e com isso uma melhor interpretação em casos de alterações.

Somos incentivadores de uma vida mais saudável e por isso, em nossa grade, há uma diversidade de modalidades que podem proporcionar um bem estar associado aos cuidados com a saúde.

Por aqui, também podemos ver alguns rótulos e preconceitos aliados a determinadas modalidades, como se algo pudesse ou não ser feito por um menino/homem e acreditamos que, exceto atividades bem específicas como o Pilates para Gestante ou o Muay Thai Fit Feminino, todas as demais aulas são direcionadas ao público geral.

Se essa prática de hábitos saudáveis for incentivada já desde a infância, a tendência disso se tornar natural é bem maior. Se você tem essa preocupação com seu filho, dê uma navegada em nosso site para conhecer nossas modalidades da categoria infantil clicando aqui.

Também temos atividades direcionadas à terceira idade, pois nunca é tarde para se cuidar. Clique aqui!

No mais, você pode escolher entre um exercício mais direcionado para a parte física, como o Pilates, trabalhar o corpo em conjunto com a mente, com as aulas de Yoga ou liberar a tensão do dia-a-dia e se divertir dançando! Com modalidades individuais ou em dupla, com certeza alguma delas vai te agradar.

Aproveite toda essa movimentação do Novembro Azul e inicie você também a sua mudança!

Agende uma aula experimental clicando aqui.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: