Outubro Rosa

por: Amanda Mota
em: 03/10/2018


Outubro chegou e com ele algumas datas bem marcadas comercialmente como o Dia das Crianças, dos Professores e o Halloween (uma festa americana que ganha cada vez mais força no Brasil) são comemorados.

Gostaríamos, através deste texto, mostrar nosso apoio e participação em um outro evento que vem ganhando força no mês de outubro, o Outubro Rosa.

Iniciado na década de 1990 nos Estados Unidos, o chamado Outubro Rosa também vem ganhando muitos adeptos e conscientizando pessoas sobre a importância dos cuidados femininos, em especial ao câncer de mama e mais recentemente o câncer de colo do útero. O nome remete a cor do laço rosa, mundialmente conhecido na luta contra essa doença.

O Brasil aderiu a campanha desde 2002 que tem como intuito fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde e levar mais informação a população com relação a prevenção, e importância do diagnóstico precoce e tratamento dessa doença que atinge tantas mulheres.

Conhecer seu próprio corpo nesse momento pode ser um grande aliado a detecção precoce desse tipo de doença. Com o auto exame você pode conseguir notar alguma possível alteração e investigá-la melhor. Ressaltamos no entanto que ele não substitui a mamografia, que deve ser feita periodicamente.

Existe ainda um grande tabu entre as mulheres com relação ao próprio corpo, algumas não conseguem sequer falar sobre alguns assuntos e muitas realmente não se tocam, seja por questões religiosas, criação, vergonha… os motivos são muitos mas, infelizmente, é uma realidade que prejudica esse tipo de cuidado.

Pensando nisso, durante todo o mês de outubro, diversas campanhas informativas chegam para alertar, ajudar e apoiar, orientando sobre o que a mulher precisa saber.

O ato já se popularizou e conta com bastante engajamento da população, empresas e entidades. Um exemplo disso são monumentos historicamente conhecidos, como o Obelisco (no Parque Ibirapuera, em São Paulo) e a estátua do Cristo Redentor (no Rio de Janeiro) que recebem uma iluminação cor de rosa durante esse período.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante gratuidade no exame de mamografia para brasileiras de qualquer faixa etária.

O autocuidado é uma forma linda de amor próprio. Se observar e se cuidar tem importância física, mental e emocional. Estar de bem com você mesma é extremamente positivo em várias áreas da sua vida. Conhecer seu próprio corpo é uma ferramenta de empoderamento frente a sua saúde, então não tenha medo de fazer isso.

Entre nessa campanha também! Converse com seu médico, com seus amigos e família. Além de cuidar de você, você pode ajudar a cuidar de quem está a sua volta também e assim espalhar o bem.

Juntos somos sempre mais fortes!

Não deixe de acompanhar nossos outros canais. Novos conteúdos relevantes todos os dias:

matérias relacionadas

Espetáculo 2019

É Festa!

Aquela ajudinha para você se cuidar!

Venha aprender Sambar no Pé!

Novembro Azul

nossas aulas

Escola de Dança - Nossas Aulas

aulas

Confira nossa grade de aulas completa

Escola de Dança

danças

Em casal, individual e muito mais

Aulas - Diferenciadas

diferenciadas

Serviços especializados para você

Aulas - Fitness

fitness

Cuide do seu corpo e da sua mente

Aulas - Infantis

infantis

Atividades para suas crianças

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: