Festa de debutante como antigamente?

Festa de debutante como antigamente?

por: Amanda Mota

Uma celebração tradicional no Brasil, a festa de quinze anos é muito esperada pela família e pela jovem debutante. A origem do nome debutante, no entanto, é francesa e vem da palavra debut, que significa início ou estreia. Sendo assim, a festa é o rito de passagem da adolescência para a vida adulta da mulher e, normalmente, a cerimônia segue uma tradição.

Antigamente essa tradição era uma cerimônia nobre, onde as famílias apresentavam a sua filha a sociedade. Longe da imagem romântica que temos atualmente, a festa era nitidamente uma formalidade para dizer a todos que a partir de agora a filha estava pronta para se casar e se tornar mãe, fazendo com que ela ficasse conhecida e apta a conhecer os futuros pretendentes.

A aniversariante começa a festa com um vestido mais juvenil/infantil para receber os convidados e depois o troca por um de gala para dar início ao baile, que segue com a valsa dos 15 casais. Acontece então a troca do sapato e do anel, para simbolizar esse rito de passagem. Algumas debutantes também escolhem por ter velas durante a dança, que vão se apagando até completar a idade festejada.

Entre as décadas de 1980 e 1990, essa tradição foi enfraquecendo e perdendo espaço para presentes ou viagens, voltando a moda na década seguinte, dos anos 2000, com algumas adaptações.

Com o passar do tempo foram se modificando algumas coisas com relação a essa tradição, como a inclusão da valsa maluca, por exemplo. A dança é iniciada com a valsa clássica mas depois passa para outro estilo de dança, ou mais de um em alguns casos.

Além do pai, outros convidados podem ser adicionados a dança, como um “príncipe” (alguém eleito pela debutante), a mãe, irmãos ou ela ainda pode querer fazer uma dança individual.

Muitos rituais antigos usavam a música e a dança. Dar boas vindas a uma nova etapa da vida dançando é uma forma deliciosa de marcar esse momento de forma inesquecível!

E quem nunca dançou na vida deve estar se perguntando como isso poderia acontecer. É bem simples: a dança é feita de forma coreografada, ou seja, um professor de dança vai criar a coreografia se baseando na preferência da aniversariante com relação ao tema, música, estilo, etc. Os passos também serão escolhidos de forma que facilite o aprendizado. Tudo bem personalizado para que tenha realmente a ver com o momento.

Então se a ideia for copiar aquele vídeo clipe famoso, sem problemas! Imitar a diva pop da atualidade, pode também! Fazer um Flashmob e surpreender os convidados ou emocionar a todos revivendo clássicos do passado, tudo é possível! São muitas as possibilidades.

Nossa equipe é composta por diversos profissionais, de variados estilos. Um deles com certeza terá o perfil adequado para criar algo sob medida para essa noite tão especial!

O primeiro passo então é escolher que tipo de música dançar e com quem. Se você não tem ideia de como fazer isso, pense em coisas que você gosta, bata um papo com seu professor e ele com certeza poderá te indicar algo adequado.

Feito isso, o profissional vai se encarregar de montar a coreografia e editar a(s) música(s). O ideal é que não seja nada muito longo para que não fique cansativo para quem está assistindo, nem muito complexo para quem for executar os passos.

É possível optar por pacotes com quantidades de aulas diferentes, que vão variar de acordo com o contato que cada um já teve com a dança e/ou a facilidade em memorizar a coreografia. Definido a quantidade de aulas, é hora de começar os ensaios!

Chamamos de ensaio porque nesse momento a debutante não vai necessariamente aprender a dançar. Ela irá aprender a coreografia e como executá-la da melhor forma. O professor dará dicas de como memorizar a sequência e deixar os passos mais leves e com boas finalizações. Essa pode ser, no entanto, uma porta de entrada para um novo hobbie.

Estando tudo pronto e ensaiado, é só esperar o grande dia chegar e deixar acontecer! Um lindo sorriso no rosto e o coração cheio de alegria com certeza serão o toque final dessa dança tão esperada.

Para trazer um pouco de inspiração, você pode acessar nosso canal do Youtube e dar uma espiadinha em algumas coisas que já fizemos clicando aqui!


E se você curtiu a ideia, entre em contato conosco para conversarmos sobre o pacote ideal para você! Se preferir, venha até nossa escola conhecer nossa estrutura e falar um pouco mais sobre o que você gostaria.

Uma data tão especial merece atenção em cada detalhe e o que queremos é tornar esse momento realmente inesquecível!

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: