Forró pra ninguém ficar parado

Forró pra ninguém ficar parado

por: Amanda Mota

O forró está entre os ritmos com maior adesão na dança de salão. É como se todo brasileiro tivesse um pouco dele no sangue, a empatia é quase que automática e o “dois pra lá, dois pra cá” sai facilmente no ritmo.

No entanto, é comum ver pessoas dançando em músicas e estilos diferentes e aí vem a dúvida: Porque eles são diferentes?

Existe uma diferença entre ritmo musical e estilo de dança. Como ritmo nós temos o xote, baião e o xaxado como mais conhecidos, mas há uma grande variedade deles. Já com relação a estilo de dança, abaixo listamos alguns para que você entenda a diferença:

Pé de Serra
O forró tradicional, de raiz. Original do Nordeste, ficou amplamente conhecido devido aos festivais de Itaúnas (ES). Sua movimentação é mais simples (sem figuras) e são feitos muitos passos com as pernas, derivados do tango e do samba de gafieira.

Forró Universitário
Surgido na capital paulista, com seu auge nos anos de 1990, os passos são mais focados nos desenhos de braços.

Forró Eletrônico
Como o próprio nome sugere, a música ganha elementos eletrônicos adicionados ao trio (sanfona, triângulo e zabumba) como bateria, teclado e guitarra. A dança tem mais malícia e sensualidade pois deriva da lambada.

Arrastapé
Muito usado na época do São João, está diretamente ligado as quadrilhas juninas. Sua base tem marcação diferente, como uma caminhada em 2 tempos.

Pra ficar craque e saber a diferença deles quando ouvi-los na pista, dia 09/06 vai rolar um workshop com alguns desses estilos. Você poderá se aperfeiçoar e treinar em nosso baile.

Confira a programação completa e mais informações o nosso evento no Facebook:

Clique aqui e acesse.