O que fazer com tanto tempo livre?

O que fazer com tanto tempo livre?

por: Amanda Mota

Pode parecer estranha uma pergunta dessas, ainda mais se você que está lendo está em pleno vigor de uma vida ativa. Trabalho, estudos, lazer, família, amigos, relacionamentos… São tantos eventos, tantos afazeres e demandas que é difícil pensar em um tempo ocioso e, quando ele existe, a gente dá logo um jeito de preencher.

Agora imagine que, daqui a uns anos, algumas coisas começam a tranquilizar. O trabalho já rendeu muitos frutos, os estudos já cumpriram sua etapa, a família já organizada começa a caminhar sozinha. Ufa! Me parece até um tanto quanto confortável respirar um pouco e poder dar atenção a um detalhe que talvez tenha ficado para depois em tantos momentos: você!

A verdade é que, como ficamos habituados com os dias intensos, a correria e o stress (que infelizmente faz parte dessa vida agitada), fica difícil aceitar que tudo desacelerou. A sensação é que não somos mais úteis e, ao invés de aproveitarmos esse tempo de uma forma positiva, em alguns casos o que aparece é um vazio e uma tristeza com ar de nostalgia.

Estar rotulado como Terceira Idade pode trazer um peso que nem sempre todos estão dispostos a aceitar. Envelhecer pode não ser assim tão confortável para muitos, principalmente se você não se preparou para isso. O corpo já não tem mais a mesma vitalidade de antigamente e a mente também pode dar uma fraquejada.

Mas nem tudo precisa ser assim tão doloroso. Nesse momento, usar a experiência dos anos vivido pode ser uma grande arma contra o pessimismo e os pensamentos vazios e ocupar esse tempo vago vai trazer, além de mais alegria, novas descobertas.
Se você está aí se perguntando por onde começar, vamos dar algumas dicas para te ajudar nessa nova fase:

- Faça trabalhos voluntários
Ajudar pessoas pode trazer de volta a sensação de continuar sendo útil. O planeta agradece e você vai ser muito bem recompensado com um amor e gratidão sem igual.

- Adote um animal de estimação
Se você está se sentindo sozinho, essa pode ser uma solução para você cuidar e ser cuidado. Ter um “bichinho” vai trazer mais felicidade para sua rotina. Ele será seu companheiro!

- Se inscreva naquele curso de esportes radicais
Já pensou em fazer algo que você nunca tenha feito na vida? Com certeza isso será desafiador. Não precisa exatamente ser algo radical, mas você deve ter aí dentro algum sonho ou desejo que ainda não tenha realizado. Esse é o momento!

- Aproveite os benefícios para terceira idade
Muitos locais oferecem descontos de até 50% do valor ou até mesmo gratuidade na entrada mediante algum tipo de regra ou dia da semana. Museus, exposições, cinemas, teatros e até passagens de ônibus para viajar em trechos interestaduais.

- Convide os amigos para um chá (ou uma cerveja) da tarde
Aproveite o tempo livre para estar com pessoas que te façam bem e que, possivelmente, também terão tempo para um bom bate papo e uma descontração. Vocês podem combinar outras saidinhas, uma viagem ou mesmo um passeio gostoso em um dia aleatório.

- Esteja com quem também tem tempo para você
Se você está na faixa etária acima de 60 anos, muito provavelmente uma parte dos seus amigos chegou nela também. Além deles, vai ser uma delícia aproveitar o tempo com os netos (sejam eles de sangue ou “postiços”) e claro, com seu parceiro de vida, caso tenha um.

- Namorar continua sendo ótimo
Agora, mais do que nunca, quem tem um relacionamento vai poder colocar em check o quesito companheirismo. Carinho, atenção e cuidados são ótimos em todas as fases da vida e nessa não seria diferente. Enfim um tempo de qualidade para se curtirem! E se você ainda não encontrou sua metade da laranja, esse pode ser um ótimo momento para procurar. Com tempo e experiência a chance de dar certo pode ser maior.

- Escolha um hobbie para chamar de seu
Desenvolver alguma habilidade manual é um ótimo passa tempo. Trabalha a memória, a coordenação motora, estimula a criatividade e pode até ser uma forma de complementar a renda. Artesanato, culinária, dança… são muitas as possibilidades.

- Pratique uma atividade física
Exercitar o corpo vai te trazer uma maior vitalidade para envelhecer de forma saudável e independente. Preparar os músculos é de extrema importância nessa fase e, além de estimular a parte física, você pode contar com outros benefícios emocionais e sociais.

Aqui na Dafne Macruz nós temos um carinho especial com a melhor idade. Sempre foi um público muito ativo em nossas aulas. É até um pouco difícil classificar as turmas especiais pois essa turma anda cada vez mais ativa e se mistura muito bem com todas as faixas etárias.

No entanto, há um direcionamento de três turmas especiais, com professores preparados para oferecer todo conforto e cuidado que eles merecem: Dança, Ginástica e Pilates para Terceira Idade.

Escolha o que mais te agrada e venha conhecer! A primeira aula é grátis.

Clique Aqui para ver nossa grade de aulas.

Entre em contato e agende a sua.

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: