Dicas para uma gestação saudável

por: DM
em: 20/02/2019


Muitas mulheres sonham em ver aqueles dois palitinhos vermelhos no exame de farmácia, e quando confirmada uma gestação, um mix de emoções e questionamentos vêm a mil na cabeça.

Cada fase é uma descoberta, um aprendizado, uma sensação, por isso a gestante precisa estar bem. Fisicamente e mentalmente. Não só pelos hormônios e variações que a gestação traz, mas para você seguir de uma forma saudável com o seu corpo que vai mudar, e muito!

Essa história de se alimentar por dois, e curtir a gestação na preguiça como se não houvesse amanhã, definitivamente é uma enrascada. Não estamos falando nem da estética, estamos falando de saúde.

O ganho de peso é inevitável, por isso você precisa estar com os joelhos e costas preparados para aguentar esse bebê lindo que está crescendo aí dentro. Fora o alongamento e a ativação da circulação sanguínea que ajudam ainda mais, já que o inchaço é bem comum nessa fase.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e sugestões de exercícios para você:

- Pilates Estúdio
Podemos dizer que ele é completo e personalizado.
No Pilates, você trabalha fortalecimento muscular e alongamento com exercícios variados, que te fazem sair da rotina proporcionando um preparo para a gestação, e também auxiliando no pós parto.
As aulas são compostas por no máximo 3 alunos, com treinos individuais, acompanhados de perto pela fisioterapeuta.

- Yoga
A prática do Yoga proporciona além dos exercícios de alongamento e tonificação, exercícios respiratórios e relaxamento, oferecendo assim um suporte para o equilíbrio emocional neste momento de vida tão único.
Mesmo que você não ache uma aula específica para gestante, converse com o professor da turma que ele te orientará com as posições indicadas para esta fase.

- Caminhada
Seja na esteira, ou na rua (cuidado ao escolher o local, procure lugares planos), a caminhada é um excelente exercício para a circulação sanguínea. Ela é considerada um exercício de baixa intensidade com uma boa resposta estimulante para o organismo, ajudando no controle de peso e incômodos como constipação, varizes e inchaço.
Escolha uma roupa confortável, um horário fresquinho, e vamos caminhar!

- Beba água
Por incrível que pareça, beber a água certa faz toda a diferença para combater a retenção de líquido.
Prefira águas com baixo teor de sódio, como Minalba e Bonafont. Faça a experiência e veja o quão desinchada você fica com essas águas, e para o período da gestação, qualquer coisinha já faz uma bela diferença.

- Tenha uma boa alimentação
Cada fase é única, o primeiro trimestre as vezes é acompanhado por enjoo, o segundo um pouco mais controlado e o terceiro por uma fome incontrolável. Permita-se, respeite-se, mas tenha em mente que uma boa alimentação é importante para o crescimento e desenvolvimento do bebê, e para você também.

Pense que em quanto mais cedo você começar a se cuidar, mais disposto seu corpo ficará.

Mesmo quem não tinha uma rotina de exercícios antes de engravidar, pode fazer começar na gravidez. As dicas acima são de exercícios leves e de baixo impacto, ainda assim, converse com seu médico e veja qual orientação ele tem para você!

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