Pilates na gestação

Pilates na gestação

por: Amanda Mota

A prática de exercícios é uma recomendação atemporal, para a vida toda porém, quando a mulher engravida, o corpo passa por diversas e intensas transformações para gerar um filho e isso faz com que seja preciso tomar alguns cuidados e preparar o corpo para esse momento.

Essas mudanças podem gerar dores e desconfortos e o Pilates pode ser um grande aliado para o alívio desses incômodos.

Cada trimestre da gestação pode ser trabalhado com foco diferenciado, pensando em suprir as necessidades de cada período.

No primeiro trimestre ocorrem os constantes enjoos, assim como o aumento do peso e das mamas. Já no segundo trimestre, com o crescimento da barriga, o centro de gravidade começa a se deslocar pra frente aumentando a lordose e consequentemente a dor nas costas. O último trimestre traz com ele o cansaço e a distensão dos músculos da pelve.

A prática do Pilates na gestação beneficia a futura mãe, ajudando a manter a boa postura e o fortalecimento da região abdominal. A prática também aliviará a dor nas costas trazendo mais energia para o dia a dia.

Além do fortalecimento do assoalho pélvico, é preciso trabalhar também a sua mobilidade para que ele possa ter uma boa dilatação. Esse tipo de exercício faz com que a gestante aprenda a controlar essa região e trabalha a respiração, dois pontos muito importantes para o trabalho de parto.

O relaxamento e alongamento proporcionam uma agradável sensação de bem estar. É possível ainda conhecer uma outra gestante e com isso iniciar uma rede muito preciosa de troca de experiências.

Os exercícios devem ser adaptados para cada condicionamento físico e executados de forma lenta e controlada. Respeitando a individualidade de cada um, o Pilates para gestante se torna um exercício saudável e seguro.

Manter-se ativa na gestação te ajudará também a se recuperar melhor no pós parto.

Se você já pratica ou se quer iniciar é importante que consulte um médico e traga o aval dele para uma primeira conversa com o professor, que preparará o seu treino personalizado.

Para consultar nossos horários e fazer uma aula experimental: clique aqui.