Não deixe o samba morrer

por: Amanda Mota
em: 10/01/2018


O Brasil é mundialmente conhecido pelo samba. O carnaval é uma de nossas festas mais famosas e trouxe com ele características como a alegria, o rebolado, a ginga e a malandragem que se tornaram estereótipos dos brasileiros num geral.

Em se tratando de dança, existem algumas variações de samba que podem ser dançados individualmente ou em pares.

Samba de Gafieira
Sua origem é derivada de ritmos e melodias africanas, porém se popularizou no Rio de Janeiro com a figura do malandro carioca. Os passos são inspirados em uma história onde o cavalheiro protege sua dama dando a ela espaço para se exibir, mas ao mesmo tempo impedindo que outras pessoas a chamem para dançar. Sempre dançado a dois, o samba de gafieira está entre as modalidades mais procuradas da dança de salão.

Samba Rock
Nascido na periferia de São Paulo, o Samba Rock mistura a ginga do samba com movimentos de Rockabilly (um estilo de dança americano) e se tornou uma manifestação da cultura negra paulistana. A dança é um pouco mais solta, mas também dançada em pares.

Pagode
Muito conhecido pelo gênero musical, o pagode era o nome dado às festas que aconteciam nas senzalas e acabou tornando-se sinônimo de festa regada a alegria, bebida e cantoria. Essa modalidade de dança é pouco difundida dentre as danças de salão.

Samba no Pé
Liberdade e descontração são fundamentais para esse estilo. O samba no pé é solto, sem pares. Muito usado no carnaval, ele permite usar toda sua criatividade e improvisação. Dançar pra si próprio, mas ao mesmo tempo com todos que estão a sua volta.

Existem ainda alguns tipos diferentes de samba enquanto gênero musical como o samba-choro, samba-enredo, partido-alto, samba de raiz, entre outros. As variedades são muitas, mas o que importa mesmo é a diversão e o prazer que a dança e a música trazem.

Tá a fim de sambar? Venha conhecer uma de nossas turmas:
Samba de Gafieira
Dança de Salão

E ainda tem mais:
ESPECIAL PARA O CARNAVAL - Workshop de Samba no Pé

Não deixe de acompanhar nossos outros canais. Novos conteúdos relevantes todos os dias:

matérias relacionadas

Espetáculo 2019

É Festa!

Aquela ajudinha para você se cuidar!

Venha aprender Sambar no Pé!

Novembro Azul

nossas aulas

Escola de Dança - Nossas Aulas

aulas

Confira nossa grade de aulas completa

Escola de Dança

danças

Em casal, individual e muito mais

Aulas - Diferenciadas

diferenciadas

Serviços especializados para você

Aulas - Fitness

fitness

Cuide do seu corpo e da sua mente

Aulas - Infantis

infantis

Atividades para suas crianças

Newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas: