Qual a idade ideal para começar uma atividade na infância?

Qual a idade ideal para começar uma atividade na infância?

por: Amanda Mota

Iniciar uma rotina de hábitos saudáveis pode ser mais fácil se o costume já vier do berço, literalmente. Algumas atividades são possíveis de serem feitas logo após o nascimento do bebê, proporcionando conforto e estimulando o vínculo entre mãe e filho. É o caso da Dança Materna (que pode ser iniciada após 45 dias do parto) e do Baby Pilates (a partir do terceiro mês do bebê).

Em ambos os casos, a atividade é feita em conjunto com a mãe. Acontece que com o passar dos anos, uma grande parte das mães voltam a trabalhar e infelizmente não conseguem mais acompanhar a criança em todas as atividades. A partir daí é a hora da criança caminhar sozinha e experimentar todos os estímulos que conseguir para ajudar no desenvolvimento do cérebro.

Começamos então a divisão das idades e as aulas específicas para cada fase.

Dos 3 aos 4 anos, recomendamos atividades para a criança trabalhar a concentração, ajustar a consciência corporal e espacial, alongamento, ritmo e equilíbrio. Tudo voltado para uma forma lúdica, pois a criança ainda está aprendendo a se concentrar e focar em determinado desafio. A aula de Baby Ballet é um excelente opção.

A partir dos 5 até os 8 anos uma maior disciplina é exigida da criança, sem tirar a didática baseada no universo infantil. As aulas de danças como Ballet, Jazz e Zumba passam a trabalhar mais musicalidade, agilidade e domínio corporal. E já para quem quer uma alternativa que não envolva dança, o Pilates Infantil e o Yoga Kids também trazem uma consciência corporal e é uma excelente alternativa para esta fase.

Hoje a criança com 9 anos já demonstra interesse por determinadas áreas e com isso você consegue direcionar melhor a atividade que ela prefere. Conforme for se desenvolvendo, ela poderá se especializar em uma delas ou continuar buscando e experimentando. Para esta idade até 14 anos temos aulas que continuam trabalhando esses benefícios e ainda aliam músicas e coreografias atuais conceituadas da época como na aula de Video Dance.

Estimulo e incentivo por parte dos pais são ótimos para encorajar as crianças a darem continuidade, porém fique atento para não os forçarem a fazer o que você quer e não o que eles preferem. O importante é movimentar-se.

Conhece nossa grade de aulas infantis. Clique aqui.